sexta-feira, 26 de março de 2010

Praia da Estação

6 de março, sábado de sol em Belo Horizonte, o céu azul sem nuvens mantinha o calor que quase não permitia calças compridas. O dia celebrava a “ocupação” da Praça da Estação no centro da capital sem chuva, definitivamente. Um pequeno grupo de pessoas vestidas de trajes de banho carregando cadeiras de praia e caixas de isopor se amontoavam em baixo da única árvore da praça para protestar conta a proibição de realizações de eventos de qualquer natureza na Praça da Estação. Acompanhados de seus cachorros e filhos, alguns deles jogavam peteca e pintavam o corpo, os escritos davam força ao grito de guerra “Ei polícia a praia é uma delícia”, “Ei Lacerda seu decreto é uma merda”. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda assinou no dia 9 de dezembro de 2009 o decreto de nº 13.798 que proibiu, a partir de 1º de janeiro de 2010 a ocupação da praça, o motivo se baseava em depredação do patrimônio público e dificuldade de garantir a segurança pública devido ao numero incerto de pessoas que o frequentavam. Mas, para os manifestantes, Belo Horizonte não poderia se privar de um espaço cultural como a praça e pela internet conseguiram organizar um movimento sem líderes, mas cheio de fôlego.
A polícia de canto observava a pequena multidão com um olhar desconfiado e ao mesmo tempo calmo. Olhar provavelmente já acostumado com manifestação, que vem se repetindo todos os sábados desde o início do ano.
De repente, na parte da tarde, alguns dos “banhistas” se levantaram e começaram um batuque que ecoava o som de longe, tambores, gritos e faixas concretizavam e apoiavam o manifesto. Foi então que as fontes da praça finalmente ligaram, fato que não acontecia desde o inicio do manifesto, fato que todos estavam ansiosos para desfrutar. Os gritos eram de arrepiar, a correria em volta da fonte também, de roupa ou de biquíni, todos pulavam molhados em voltada da fonte.
O mar parecia ter chegado nas Minas Gerais, a Praça da Estação de longe parecia mesmo uma “Praia da Estação” e de perto mais ainda.

Algumas fotos tiradas por mim na praça, o programa de edição que eu usei foi o Adobe Photoshop CS3, a ediação foi bem simples.(para ver maior é só clicar em cima delas):



Um bom final de semana, aproveite esse sábado para vestir seu melhor maiô e dar uma passadinha na Praia de BH.

2 comentários:

  1. Muuito bacana Magri... Muito mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Uau!! Que beleza de texto e que lindas as fotos. Parabéns. Só faltou contar pra gente que programa você utilizou para editá-las e em que dia (que sábado) tudo aconteceu.
    Um abraço,

    ResponderExcluir